segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reminesências esquizofrênicas (continuação)

A concha que eu falei tinha que ter alma. Primeiro por causa de sua condição. Havia um quarto escuro em seu inteiror e quem quer que olhasse lá dentro, nos interstícios aquosos da baba conchal perceberia um menino ali sozinho, e uma porta semiaberta (ou semifechada, como você preferir).O menino ignorava a presença de quem o observasse. Ao lado de fora do quarto, depois da porta havia uma luz. A luz dava para algo indecifrável, que não se podia descobrir a natureza, já que somente o menino tem o poder de abrir a porta. Mas o menino ignora a curiosidade de quem o observa limitando -se a observar o vazio. No começo você fica com um pouco de raiva.Ou não sei o que você sentiria. Foi o que eu senti. Raiva dele não levantar dali. De ficar ali olhando para o nada, de bobeira. E eu ali querendo chegar na porta. Mas não podia. Naquela concha talvez só coubesse um menino de cada vez. E eu deixei de ser menino há algum tempo. Já me custara acreditar que ali pudesse viver um .Mas depois de acreditar um pouquinho ao menos a história está salva. Tanto que agora nem sei mais se realmente o vi ou se eu inventei. A gente pode criar outros mundos com essas coisas maleáveis que se chamam palavras, mas só quando elas querem porque ás vezes somem ou ficam divagando numa folha em branco. Então temos um texto como este aqui que não se sabe quando vai terminar. Pode ser agora ou pode ser nunca. E o menino ali. As palavras conseguiram me distrair, já nem estou mais bravo com ele. Espere, ele levantou-se bem devagar. E voltou a sentar-se. Devia estar mal acomodado.Não vá embora!Um momento, espere eu virar a concha... Aqui está ele. Deslizou pela superfície da coisa e está agora ao lado da porta. Se eu soubesse que era só fazer isso. Vejam só, ele está abrindo a porta, O pequeno facho de luz está refletindo algo maior, um...espelho?! Não, são muitos, diversos, milhares. Não acredito que vim até aqui só para encontrar um espelho. Droga, cairam por terra todas as minhas considerações. As palavras me abandonaram. Como vou poder explicar isso. Um espelho agora é demais. Aura de mistério, imagens do vazio, questões metafísicas, existenciais...um espelho?! Espere, tem algo dentro do espelho. A imagem do menino está refletindo. Você está vendo o mesmo que eu? Não acredito, o tempo inteiro era isso. Como não pude perceber antes?!. Desculpe fazer você chegar até aqui acreditando que este texto poderia ter sido bom.A culpa é das palavras ,só pode ser, eu fiz exatamente como o mestre Drummond havia dito. Penetrei no mundo das palavras aonde estavam as histórias que ansiavam por ser escritas. Passei por lá durante algum tempo em silêncio e depois ri, chorei, me emocionei com o que elas tinham para contar. As coisas que disseram conto outra hora. O mais importante foi que disseram pra eu escrever, que fluiria naturalmente. Mentiram, olha só no que deu. Agora nem sei como acaba a história, ou crônica ou carta, já nem sei mais o que escrever. O que? Ah, peraí que o menino está me chamando, ele quer me mostrar algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário