quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

uma homenagem aos meus amigos

Um dia nossos filhos olharão para as fotos que tiramos e verão a essência daquilo quue fomos. Algumas pessoas sorrindo haverão em cada lugar e seremos arrebatados para o lugar aonde as coisas não existem. Nossa memória nos jogará para o abismo de nossas lembranças e então perceberemos quanto tempo se passou. Ouviremos melodias de terras distantes e chorros também. As lágrimas e os sorrisos confundidos na voz embargada de quem tenta reviver os instantes que jamais retornarão. E tentaremos explicar. As palavras não virão. O olhar distante noutro mundo, habitado pelas coisas que amamos e que fizeram parte de nós. E sentiremos saudades. Profundas lembranças de feridas abertas, algumas cicatrizadas, outras não. Recordaremos as caminhadas de madrugada. E os silêncios quase escancarados de quem soube entender que não se pode estar sempre por cima. E os abraços ao amanhecer. e todas as vezes que assistimos ao pôr-do sol (e se nunca o houvermos assistido, a saudade de um instante que poderia ter sido). Lembraremos das vezes que fomos confundidos com outras pessoas. Das vezes que não nos entenderam. Dos olhares que diziam mais que as palavras proferidas. Das coisas que não fizemos. Das coisas que relutamos em fazer. Das misérias que assistimos. Da solidão que nos abraçou nas noites frias de inverno enquanto procurávamos desesperadamente escutar uma música que falasse por nós. Dos livros que lemos. Daqueles que gostaríamos de ter lido. Das loucuras que realizamos. Das que não contaríamos para ninguém, nem sob pena de morte. Dos vazios que a vida deixou aos poucos. De como a chuva insistia em surgir em dias que se desejava caminhar pelas ruas sem destino. Das vezes que nos encontramos numa caminhada de chuva, das vezes que a chuva estava dentro de nós. Dos anjos que apareceram para estar ao lado e te colocar no colo quando quisesse descansar.De como uma simples conversa num momento aleatório mudou seu modo de ver as coisas. De como você s sentiu vazio e do nada alguém o preencheu sem que fizesse nada para isso, bastou apenas que existisse. Mas os anos terão passado as pessoas não estarão ali, muitas terão tomado seu rumo por caminhos que não foram os mesmos que os seus, nem proximos. Restarão apenas uns poucos, e você olhará para as fotos nas mãos de seus filhos e dirá: Foram meus amigos. Com eles tive os melhores anos e minha vida. A eles devo o que sou. Ao grande mosaico de minhas relações dedico este texto. Um pedaço de cada um, e cada instante que estive com eles fez com que a vida valesse cada instante. Se hoje estou aqui é porque valeu muito a pena ter os conhecido. Se tivessee que viver minha vida novamente, trataria de percorrer os mesmos caminhos, encontraria as mesmas pessoas e viveria com elas todo o tempo necessário e um pouco mais. Sabe o que eu estou fazendo aqui, lamentando agradecimentos, chorando alegrias, por algo que sei que um dia irei perder pelo tempo ou circunstancia. Um dia,  meus amigos, espero que entendam o quanto significaram para mim e que sem vocês minha vida se reduziria a um emaranhado de cacos sem sentido algum... Obrigado por me fazer sentir e ser parte de mim mesmo e de minha essência ao me juntar com os cacos que me formam...



6 comentários:

  1. Hoje sei realmente que certas mudam completamente o rumo de uma vida, transformam modificam e ficam cristalizadas para sempre no coração e na lembrança. Amigos...
    é tão bom ter o privilégio de saber a extensão do significado dessa palavra...

    ResponderExcluir
  2. Não sei...
    Não sei se consigo escrever algo sobre tão perfeita obra!!! Não sei se posso comparar o texto à mais pura e verdadeira amizade... Não sei se consigo me encontrar, pois estou perdido meio à essência das palavras "profetizadas", explandas e soadas com tão ímpeto e furor!!!
    Simplesmente, INENARRÁVEL!!!
    By: Moisés Ohlif

    ResponderExcluir
  3. Como eu poderia comparar o reconhecimento (meu) como um simples amigo (seu) quando sua expressão alcançou a todos...?

    Obrigado por lembrar-me de fazer parte disto.

    Tenha a certeza de que, independente de onde o destino me levar, eu terei gravado seu nome no meu legado.

    "... E eu olharei para as fotos nas mãos de meus filhos e direi: Foram meus amigos. Com eles tive os melhores anos e minha vida. A eles devo o que sou. - E quem sabe eu relembre de quando comentava no Blog de um grande amigo."

    Merii Kurisumasu!!! XD

    ResponderExcluir
  4. Olá Éderson, quero que saibas o quão “tocante”, o quão belo e profundo foram teus pensamentos. Aproveito para te agradecer, afinal faço parte da tua lista de amigos e isso é muito gratificante, é muito gostoso. Obrigada pelo carinho, mas nunca tenha dúvidas que a amizade é para sempre, porque ela é. Afinal, uma amizade quando verdadeira, embora o destino permita seguir outros caminhos, está sempre conosco. Onde quer que vamos, onde quer que estejamos, os amigos verdadeiros carregamos em um cantinho muito especial no fundo do nosso coração, porque “Uma amizade quando verdadeira, vai ame da vida e vive além da morte”. (autor desconhecido)

    Muitos beijos e grandessíssimos abraços da amiga Rô
    Tenha um excelente Ano Novo!
    Kisses

    ResponderExcluir
  5. Amizade é algo que deve ser zelado e cultivado pra sempre é um dos sentimentos mais puro q pode provir de um ser humano!

    SUMMERS

    ResponderExcluir
  6. sem palavras...lindo texto!Tens muito talento...e
    repito:um dia quero um livro teu autografado!grande abraço.

    ResponderExcluir